sexta-feira, 6 de junho de 2014

Mais um Município com greve de servidores públicos

Servidores públicos municipais de Porto Alegre entram em greve


Desde às 7h de segunda (2) os funcionários paralisaram as atividades.
Cerca de 2 mil trabalhadores não aceitaram a proposta da prefeitura.

Os servidores públicos municipais de Porto Alegre entraram em greve a partir das 7h de segunda-feira (2). A paralisação é por tempo indeterminado e fechou seu quinto dia nesta sexta. De acordo com o Sindicato dos Municipários (Simpa), apenas atendimentos considerados essenciais vão ser mantidos, como urgência e emergência em hospitais e o serviço dos órgãos de água e esgoto. 
Os servidores públicos municipais de Porto Alegre entraram em greve a partir das 7h de segunda-feira (2). A paralisação é por tempo indeterminado e nesta sexta (06) completou seu quinto dia. De acordo com o Sindicato dos Municipários (Simpa), apenas atendimentos considerados essenciais vão ser mantidos, como urgência e emergência em hospitais e o serviço dos órgãos de água e esgoto.

A prefeitura afirma que o ponto dos funcionários que não trabalharem vai ser cortado. A greve foi aprovada na última quinta-feira (29) em assembleia por cerca de 2 mil trabalhadores, que não aceitaram a proposta da prefeitura, que oferece o reajuste salarial pelo índice IPCA de inflação. 

A campanha salarial, que foi iniciada em abril, tem na pauta a reivindicação de reajuste de 20%, vale-alimentação de R$ 23 por dia e mudanças em questões como isonomia salarial, valorização profissional e condições de trabalho. A assessoria do Simpa afirma que, nos órgãos municipais que atuam em áreas como água e esgoto, haverá atendimento mínimo nas atividades essenciais à manutenção do serviço e, nos demais setores, os servidores estarão em greve.

Se não houver um acordo nos próximos dias, é possível que a greve se estenda para o período da Copa do Mundo. O primeiro jogo marcado para a capital gaúcha é entre França e Honduras no dia 15 de junho. Outras duas cidades do Rio Grande do Sul, Pelotas e São Leopoldo, também estão convivendo com paralisações do funcionalismo por reajustes salariais.

Servidores em assembleia nesta sexta-feira
Nesta sexta (06) os municipários saíram da Câmara em caminhada, até o Largo Zumbi dos Palmares, onde, em assembleia geral (foto), deliberaram pela manutenção da greve e aprovaram uma agenda de mobilização para o final de semana. Nova assembleia geral está convocada para a terça-feira, dia 10, às 9h, novamente no Largo Zumbi dos Palmares.


Com informações do G1 RS e Simpa


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe do Blog do SIMUSB enviando seus comentários sobre os temas abordados nas postagens ou sugerindo publicações. Sua participação é muito importante!
Nota: O SIMUSB reserva-se o direito de eventualmente não publicar comentários anônimos ou ofensivos.