sábado, 11 de abril de 2015

Simusb divulga nota nos jornais sobre o impasse do vale-transporte

O Sindicato dos Municipários de São Borja - Simusb, atendendo ao que ficou definido pelos servidores em Assembleia Geral  realizada no dia 06/04, divulgou nota nas edições de O Regional de ontem, 10/04; e na Folha de São Borja deste sábado, 11/04; informando a comunidade em geral sobre a injustiça que vem sendo cometida contra os servidores públicos municipais que necessitam do vale-transporte e que os Servidores estão em estado de Mobilização para resguardarem seu direito.

Abaixo, a nota na íntegra:




Servidores Públicos Municipais em Mobilização


É com tristeza e indignação que a categoria dos Servidores Públicos Municipais do Poder Executivo de São Borja vem a público, através do Sindicato dos Municipários de São Borja – SIMUSB, entidade que a representa legalmente, manifestar seu sentimento de pesar pelo desrespeito com que vem sendo tratada pelo prefeito Farelo Almeida na questão do vale-transporte dos Servidores.

Diante da incapacidade da Prefeitura em elaborar um edital de licitação que desse prosseguimento à concessão do transporte coletivo urbano nos moldes em que vinha ocorrendo nos últimos anos, com aquisição pelo Município de vales-transporte por 50% do tarifário praticado pela concessionária para fornecimento aos Servidores, o prefeito eximiu-se de sua responsabilidade de empregador e repassou para o funcionalismo o ônus do equívoco administrativo de sua gestão.

Desde janeiro os servidores estão sendo obrigados a pagar do próprio bolso 50% do valor mensal do vale-transporte necessário para seus deslocamentos até o local de trabalho. Ou seja, arcam com seus próprios recursos por uma obrigação que é da Administração Municipal.

Como é conhecido por todos, especialmente por estar aberto um concurso público para a Prefeitura que evidenciou os baixos salários, esta é uma realidade que oprime e desmotiva o funcionalismo. Imagine-se a obrigação extra e descabida de comprometer até 10% de seus parcos vencimentos com vale-transporte para poder trabalhar. Registre-se ainda que o Servidor já arca com sua parcela legal a título do benefício, descontada em folha todos os meses, regularmente e sem qualquer empecilho ou atraso.

Causa-nos estranheza a incoerência do prefeito Farelo com o ideário de seu partido – PDT - tradicionalmente posicionado na defesa do trabalhador, fazendo desta sua bandeira número um. As atitudes contraditórias do chefe do Executivo denunciam um constrangedor descompromisso com os ideais mais nobres da sigla partidária que o abriga já vai anos.

Diante da incapacidade de um gestor que se mostra inábil para a função que ocupa, já que não tomou qualquer providência, seja administrativa ou política, para resolver um problema que é de sua gestão, preferindo o caminho mais fácil – e injusto – que foi transferir ao Servidor o ônus de sua limitação como gestor, resta-nos repudiar seu ato perverso e exigir o imediato restabelecimento da normalidade quanto ao tema. O mínimo que esperamos é que o mandatário mor do Executivo se digne a reparar o prejuízo a que ele próprio deu causa.

Sindicato dos Municipários de São Borja - SIMUSB



Um comentário:

  1. A força está em nós, em nossas atitudes, podemos fazer a diferença!! Colegas servidores é chegado o momento de nos unirmos, batalharmos por nossos direitos, pois, não existe força maior que a mobilização.

    ResponderExcluir

Participe do Blog do SIMUSB enviando seus comentários sobre os temas abordados nas postagens ou sugerindo publicações. Sua participação é muito importante!
Nota: O SIMUSB reserva-se o direito de eventualmente não publicar comentários anônimos ou ofensivos.