quinta-feira, 13 de agosto de 2020

SMEd confirma novas parcerias com duas universidades para capacitar professores

Apesar dos transtornos à rotina escolar, provocados pela pandemia do coronavírus, a Secretaria Municipal de Educação (SMEd) em São Borja segue capacitando seu quadro de docentes, para que possam aprimorar ainda mais o desempenho pedagógico. Nesse sentido, sob coordenação geral da Prefeitura, a secretaria firmou parcerias com duas universidades, para que desenvolvam projetos de formação aos docentes. As instituições parceiras são a Universidade Luterana do Brasil (Ulbra) e a Universidade Federal do Pampa (Unipampa). As atividades serão à distância, por canais remotos, evitando aglomerações e seguindo todos os protocolos de prevenção à Covid-19. 

 Com a Ulbra, a Prefeitura de São Borja firmou um termo de cooperação, visando o curso de pós-graduação Latu Sensu em Tecnologias Digitais Aplicadas à Educação. Os participantes disporão de 380 horas de aulas, recebendo 87,3% de desconto sobre o valor normalmente cobrado. Graças a subsídio institucional, cada professor pagará somente o total de R$ 636,00, valor que pode ser parcelado em até 12 vezes, sem reajuste. 

 Até o momento, a SMEd já registra 70 adesões ao curso. O número, porém, deverá ser bem maior, pois as inscrições e confirmação de participação ainda se estendem até o final de agostos. Outras informações a respeito podem ser solicitadas junto ao Departamento Pedagógico da Secretaria de Educação.  

Já a parceria com a Unipampa consiste em projeto com o objetivo geral proporcionar formações continuadas de qualidade aos docentes no atual período isolamento social, devido à pandemia, seguindo todos os cuidados necessários. Daí que a capacitação dos professores, até outubro, será toda online. O público-alvo são os docentes de Ensino Fundamental, séries iniciais, da rede municipal de São Borja. A parceria SMEd-Unipampa também visa proporcionar conhecimentos e experiências metodológicas (teóricas e práticas) que possam ser aplicados em sala de aula, de forma que a atividade fique mais humanizada, lúdica e diferenciada.  

Outro enfoque será considerar individualidade dos alunos dentro da coletividade, desenvolvendo as habilidades e competências conforme as novas diretrizes curriculares contidas na BNCC, nos planos nacional, gaúcho e municipal, preparando os docentes à maior inclusão digital no seu fazer pedagógico. Outra estratégia é incentivar os professores à pesquisa e construção de conhecimentos, aprimorando suas metodologias de ensino, através de meios facilitadores e modernos, com ênfase às tecnologias digitais).


Inclusão é fundamental 


O secretário municipal de Educação, João Carlos Reolon, ressalta que a atual pandemia do coronavírus está sendo reveladora. Exemplifica que, ao mesmo tempo em que mostra que o ensino presencial é fundamental, também indica que cada vez mais ampliam-se as práticas pedagógicas por canais remotos, principalmente por meios digitais. O secretário acrescenta que outra constatação é que as escolas públicas estão menos preparadas que as privadas para essa nova realidade.

Reolon afirma que, “considerando esta conjuntura, é preciso investir no aprimoramento dos nossos docentes para que possam, adequadamente, atender às demandas dos seus alunos”. O titular da SMEd lembra, por outro lado, que as gerações mais jovens têm grande familiaridade com os meios eletrônicos e instrumentos e plataformas digitais de comunicação. “Então, considerando todo este contexto, é que a Secretaria Municipal de Educação opta por implementar as duas ações, em parceria com a Ulbra e a Unipampa, para que os nossos educadores possam estar efetivamente sintonizados aos novos tempos”, justifica o secretário.




i



Informações: DECOM / Prefeitura Municipal




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe do Blog do SIMUSB enviando seus comentários sobre os temas abordados nas postagens ou sugerindo publicações. Sua participação é muito importante!
Nota: O SIMUSB reserva-se o direito de eventualmente não publicar comentários anônimos ou ofensivos.