quarta-feira, 24 de junho de 2015

Prazo para buscar PIS vai até dia 30

Os trabalhadores que ainda não receberam o PIS neste ano devem ficar atentos ao prazo final para a retirada do pagamento de R$ 788, que se encerra na próxima terça-feira, dia 30. O abono salarial 2015 é um beneficio que milhões de trabalhadores brasileiros têm direito, contanto que possuam vínculo empregatício por pelo menos 30 dias no ano-base e tenham recebido até dois salários mínimos (R$ 1.478,00). Além disso, é preciso que estejam cadastrados no programa, no mínimo, há cinco anos.

Para conseguir sacar o PIS, os trabalhadores devem se dirigir a uma agência da Caixa Econômica Federal portando documento de identidade com foto. Quem não resgatar o pagamento até o dia 30 vai perder o benefício, informou a instituição financeira. Os trabalhadores que possuem o Cartão Cidadão também têm a opção de fazer o saque nos caixas eletrônicos da Caixa ou até mesmo nas lotéricas. Quem possui conta individual na agência tem o benefício depositado diretamente na conta.

Veto

Na sanção da lei que alterou as regras do seguro-desemprego, a presidente Dilma Rousseff vetou o artigo que esticava para 90 dias o tempo mínimo de vínculo empregatício para o trabalhador ter acesso ao PIS-Pasep. Dessa forma, o prazo seguem em 30 dias. Na mensagem do veto, a presidente explicou que a retirada do trecho foi negociada com o Congresso e a eventual mudança no abono será analisada pelo Fórum de Debates sobre Políticas de Emprego, Trabalho e Renda e Previdência Social, criado pelo governo em abril.

Em contrapartida, a partir do calendário de pagamento que se inicia em julho de 2017, só terá direito ao abono, no valor de um salário mínimo, quem trabalhar com carteira assinada durante os 12 meses do ano-base.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe do Blog do SIMUSB enviando seus comentários sobre os temas abordados nas postagens ou sugerindo publicações. Sua participação é muito importante!
Nota: O SIMUSB reserva-se o direito de eventualmente não publicar comentários anônimos ou ofensivos.