segunda-feira, 22 de junho de 2015

CCJ aprova ampliar aposentadoria compulsória de servidores públicos

Proposta eleva de 70 para 75 anos idade para aposentadoria compulsória. Com aprovação na comissão, texto vai para análise no plenário do Senado.


Se aprovado, Servidor Público poderá permanecer em serviço até os 75 anos.



A Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) do Senado aprovou nesta quarta-feira (17) projeto que eleva de 70 para 75 anos a idade de aposentadoria compulsória dos servidores públicos da União, dos estados, do Distrito Federal e dos municípios. Com a aprovação, o texto segue para votação em plenário.


O projeto também abrange membros dos Tribunais e Conselhos de Contas e os membros das Defensorias Públicas. A extensão da aposentadoria compulsória para 75 anos também alcança membros do Poder Judiciário e do Ministério Público.

O relator da matéria, senador Lindbergh Farias (PT-RJ), afirmou em seu parecer que o projeto representará "uma importante economia nos gastos com o RPPS (Regime Próprio de Previdência Social), reduzindo o déficit previdenciário da Administração Pública."

PEC da Bengala


No último dia 7 de maio, o Congresso Nacional promulgou emenda à Constituição que ficou conhecida como "PEC da Bengala". Esta matéria ampliou de 70 para 75 anos a idade para aposentadoria compulsória de ministros de tribunais superiores e do Tribunal de Contas da União. Com a promulgação, a presidente Dilma Rousseff deixará de indicar cinco ministros para o Supremo até o final do segundo mandato.

Lucas SalomãoDo G1, em Brasília


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe do Blog do SIMUSB enviando seus comentários sobre os temas abordados nas postagens ou sugerindo publicações. Sua participação é muito importante!
Nota: O SIMUSB reserva-se o direito de eventualmente não publicar comentários anônimos ou ofensivos.