DE QUEM É A CULPA?
Estamos chegando ao fim de mais uma campanha eleitoral e, mais uma vez ficou flagrante uma constatação. Repete-se a total despreocupação, por parte dos eleitores, com o preparo intelectual, com a ética e, principalmente, com a postura corajosa e independente, requisitos básicos a um bom candidato.
O eleitor, embora toda a gama de informação colocada à sua disposição, ainda não tem a percepção exata da sua responsabilidade. Não podemos votar em alguém só porque é nosso amigo ou porque é notório. Pois, se assim procedermos, estaremos cada vez mais formando parlamentos sem compromisso com a cidadania e sim com oportunistas que fazem da política um meio de sobrevivência.
Para que tenhamos um parlamento forte e um governo com legitimidade, temos a obrigação de pesquisar e analisar as propostas dos candidatos para não incorrermos em erro nessa escolha tão importante. Nessa eleição aqui em São Borja, na majoritária, temos só três candidatos. Mas, para vereadores a nominativa é enorme e, por isso, a importância da nossa correta percepção na escolha para mais tarde não nos decepcionarmos com os eleitos.
Aquela premissa de que cada povo tem o governo que merece, não é verdadeira. Cada povo tem o gestor e o vereador que escolhe. E nessa escolha está a nossa responsabilidade como cidadão e também o verdadeiro respeito ao exercício democrático. Se acertarmos na escolha, o mérito é do candidato eleito, porém se a escolha for equivocada não adianta dizer que a culpa é do eleito, pois, estará evidenciado o nosso despreparo com eleitor.
Por tudo isso colega servidor e povo de São Borja, vamos praticar o exercício da reflexão. Vamos ouvir, analisar, discutir, debater, examinar, investigar, contestar, mas, principalmente defender nossos verdadeiros ideais democráticos na busca de uma São Borja mais humana e socialmente mais justa.
Jorge Souza – Presidente do SIMUSB
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Participe do Blog do SIMUSB enviando seus comentários sobre os temas abordados nas postagens ou sugerindo publicações. Sua participação é muito importante!
Nota: O SIMUSB reserva-se o direito de eventualmente não publicar comentários anônimos ou ofensivos.