terça-feira, 18 de setembro de 2012

Entrevista com Renê Ribeiro


Na série de entrevistas com os candidatos a prefeito programadas pelo SIMUSB em seu programa radiofônico de todos os sábados, Renê Ribeiro foi o primeiro a falar sobre as principais questões que inquietam os servidores públicos municipais.
Em sua participação, Renê começou lembrando o pai, servidor público, tendo sido seu modelo de caráter e postura. Disse conhecer bem as agruras dos servidores e se mostrou aberto ao diálogo para encontrar soluções aos anseios do funcionalismo público municipal.

Sobre o Plano de Carreira do quadro geral
Renê lembrou de quando foi presidente da Câmara Municipal de Vereadores e que reconheceu direitos dos servidores, mantendo diálogo com os funcionários e ouvindo suas necessidades. Em um segundo momento, afirmou que como vice-prefeito, esteve sempre à disposição para receber qualquer cidadão ou funcionários para diálogo, agindo dentro do que sua atribuição lhe permitia.
Renê não deixou de lembrar do que considera “maus tratos aos servidores pela atual administração” afirmando que o atual prefeito foi irresponsável na gestão administrativa ao conduzir as questões relativas aos servidores.
O candidato concordou que o plano precisa passar por vários ajustes e firmou compromisso de dialogar com o SIMUSB sobre a questão.

Sobre as reposições salariais
Após reorganização financeira da prefeitura Renê pretende implantar política de recuperação salarial, dialogando com a entidade que representa os servidores. Renê afirmou que considera justo adotar o IGP-M como índice de reposição oficial para correção dos vencimentos dos servidores, já que este mesmo índice reajusta tributos.

Sobre o IPE
Reafirmou desejo de fazer funcionar novamente o Hospital São Francisco de Borja como alternativa de assistência à saúde para o Município. Concorda em estender a todos os servidores municipais o IPE Saúde, até mesmo aos contratados a partir de certo tempo de serviço prestado. Pretende oferecer cobertura do convênio de saúde a todos os servidores como forma de valorização e zelo aos servidores.

Vale-Alimentação
O atual valor do vale-alimentação dos servidores do Poder Executivo está em apenas 50% do valor pago aos servidores da Câmara de Vereadores. Renê Ribeiro criticou o valor do benefício considerando o valor muito aquém das necessidades dos servidores e sendo bastante necessária uma readequação dos valores.
Por respeito aos servidores, Renê reconhece as necessidades e lembra os compromissos históricos do Partido dos Trabalhadores com a classe trabalhadora de todo o país.
Comprometeu-se a fazer a recuperação do poder de compra do vale alimentação e buscar, junto ao Simusb, outras alternativas de ganhos aos servidores.

Cargos em Comissão - CCs
O candidato mencionou o grande índice de servidores ocupando cargos em comissão - CCs na prefeitura municipal, afirmando ser um dos maiores do estado se comparado ao número de habitantes. Renê considera um dos motivos do desperdício de dinheiro público e baixa eficiência dos serviços se comparado ao custo/benefício para o erário. Isso se dá, segundo o candidato, em razão do grande apadrinhamento político que existe na prefeitura e do número de partidos (10) que compõem a atual coligação que governa o Município.
Renê Ribeiro firma o compromisso de reduzir em 40% o número de CCs e valorizar o servidor estatutário, até mesmo nomeando muitos deles para ocuparem estas funções.

Regime Próprio de Previdência Social - RPPS
Renê apontou como plano para auxiliar na solução desta problemática a realização de novos concursos públicos para recompor a arrecadação do Fundo.
Citou o erro da atual administração ao empurrar para outras gestões o repasse cada vez maior para pagamento da dívida com o RPPS. Considerou que, da forma atual, a aposentadoria dos atuais servidores está comprometida e ameaçada.
Apontou ainda como medida a ser tomada encontrar outras formas de arrecadação e crescimento da cidade como um todo, gerando maior arrecadação também com tributos e aumentando o aporte de recursos da prefeitura. Com isso o candidato pretende aumentar receitas e contribuir de forma mais contundente para pagamento da dívida com o Fundo.

Finalizando...
Renê reafirmou o respeito com o servidor público municipal e com o sindicato que o representa. Agradeceu a oportunidade de falar aos servidores através do programa de rádio do SIMUSB e lembrou que mesmo sem ser prefeito continuou, nos últimos anos, articulando repasses e implementação de programas dos governos estadual e federal para São Borja.
Renê Ribeiro citou como trunfo para o desenvolvimento mais acelerado de São Borja a sintonia com os governos das esferas superiores e o bom momento para alinhar os projetos de desenvolvimento para o município com o Estado e a Nação.

As próximas entrevistas com os demais candidatos a prefeito de São Borja vão ao ar nos próximos sábados, dias 22 e 29 de setembro, às 13h30min, pela Rádio Cultura AM.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe do Blog do SIMUSB enviando seus comentários sobre os temas abordados nas postagens ou sugerindo publicações. Sua participação é muito importante!
Nota: O SIMUSB reserva-se o direito de eventualmente não publicar comentários anônimos ou ofensivos.