quinta-feira, 29 de dezembro de 2022

Saúde alerta que casos com sintomas gripais passarão a ser atendidos pela manhã no CASA e a tarde nos ESFs

 

CASA, no bairro José Pereira Alvarez


A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) informa a população que, devido ao aumento dos casos de Covid ou suspeitos nas ESFs (Estratégias de Saúde da Família), a partir de quinta-feira (29/12) será adotado novo fluxo de atendimento: os atendimentos de casos com sintomas gripais serão feitos no CASA no turno da manhã e nas ESFs no turno da tarde.

“O objetivo é prevenir a aglomeração e agilizar o atendimento pois assim os demais quadros, que não apresentam sintomas de gripe, serão atendidos normalmente no turno da manhã nas ESFs e não terão contato com pacientes com Covid ou suspeitos. Além disso, nos atendimentos no CASA as pessoas, quando necessário, já serão testadas e sairão de lá com todos os medicamentos e orientações sobre isolamento”, explica a Secretária Municipal de Saúde, Sabrina Loureiro.

A Secretária esclarece ainda que, por enquanto, será organizada uma escala com os médicos dos ESFs para o atendimento no turno da manhã no CASA. Mas que em breve, um médico ficará permanentemente prestando esse serviço no local.


Alerta de risco em relação ao Aedes aegypti


A Secretaria Estadual da Saúde está lançando Comunicado como Alerta de Risco a todos os municípios no Rio Grande do Sul em relação ao aumento da proliferação do mosquito Aedes aegypti. No caso de São Borja, a orientação foi repassada ao Serviço de Vigilância em Saúde, ligado à Secretaria Municipal de Saúde. A proliferação do mosquito aumenta em todo o Brasil e preocupa as autoridades, pois ele é responsável pela transmissão de doenças graves como dengue, febre chikungunya, zika vírus e febre amarela.

Em São Borja a recomendação da Saúde municipal é no sentido de que a comunidade faça a sua parte, em apoio às equipes públicas de controle. Uma das orientações básicas é de que todos os locais que possam se transformar em criadouros de Aedes, como depósitos de água parada, sejam eliminados e o lixo descartado corretamente. Outra recomendação é para que as pessoas usem repelente, para se proteger do mosquito. Mais uma medida prática sugerida é a revisão permanente do ambiente doméstico, pátios e sedes das empresas.

Os sintomas da dengue são: febre alta, dor de cabeça, dores no corpo, dor atrás dos olhos, manchas vermelhas no corpo, vômito, diarreia e náuseas. As pessoas que apresentarem esses sintomas devem procurar atendimento médico e evitar a automedicação.

A Secretaria Estadual da Saúde disponibiliza serviço de atendimento à população para esclarecimento de dúvidas: Disque Vigilância, por meio do telefone 150. Denúncias de focos do mosquito devem ser realizadas diretamente à Vigilância em Saúde do Município, que funciona junto ao antigo hospital São Francisco.




Informações e imagem: Departamento de Comunicação Prefeitura de São Borja


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe do Blog do SIMUSB enviando seus comentários sobre os temas abordados nas postagens ou sugerindo publicações. Sua participação é muito importante!
Nota: O SIMUSB reserva-se o direito de eventualmente não publicar comentários anônimos ou ofensivos.