segunda-feira, 12 de dezembro de 2022

NOTA


 Há alguns dias (02/12) o jornal O Regional estampou em sua página 03, a “Opinião do Iberê”, coluna semanal mantida pelo advogado e ex-vereador Iberê Teixeira naquele noticioso impresso, e que levou o título “Vá reclamar para o Bonotto!”

Na ocasião, Iberê teceu elogios ao atual prefeito municipal e ao seu falecido pai, que militava nas fileiras trabalhistas e a quem fazia par no Diretório Municipal do PDT em São Borja. Mas o foco de sua coluna era outro: criticar um dos métodos de limpeza utilizados nos logradouros públicos da cidade, mais precisamente na Praça XV de Novembro.

Apesar de reconhecer o esforço do Servidor que realizava a limpeza, e que é um dos nossos representados, não poupou reclamações ao que chamou de “uma forma mal-educada e pouco sutil” de desempenhar sua função, utilizando um soprador de resíduos que espalharia dejetos sobre pessoas e veículos que ali passavam.

Culpou a Prefeitura por jogar lixo sobre o povo e por utilizar uma alternativa burra, segundo suas palavras, de manejo dos resíduos na Praça, mas imputou ao Servidor pretensa má educação quando, na verdade, não é ele quem escolhe os equipamentos ou as condições de trabalho. Se assim fosse, certamente não lhe faltariam Equipamentos de Proteção Individual – EPIs ou maquinário mais adequado para executar as tarefas rotineiras de limpeza e conservação das vias públicas.

Como contraponto, o Servidor manifestou-se em rede social e também ao SIMUSB, dizendo que fazia a limpeza do passeio público utilizando-se do equipamento disponível e que não percebeu o automóvel com vidros abertos. Disse ainda que não faltou com o respeito ao ser interpelado, apenas respondeu que era funcionário do Poder Executivo e que cumpria ordens, cabendo aos responsáveis pela chefia explicar condutas e avaliar melhores métodos para o cumprimento das demandas de limpeza.

Lamentamos que um fato isolado e totalmente fortuito tenha sido levado às páginas de um jornal, desmerecendo um Servidor Público efetivo, com anos de trabalhos prestados à municipalidade, constrangendo um trabalhador que não dispõe dos mesmos espaços de mídia para expor sua versão. Razão pela qual nos manifestamos, em defesa de nosso representado, repudiando o expediente tacanho que feriu o ânimo do trabalhador e o fez se sentir humilhado pelas palavras publicadas.

Colocamo-nos à disposição para receber críticas e sugestões para melhoramento do serviço público e também para intermediar semelhantes questões envolvendo Servidores Públicos Municipais e poupá-los de uma exposição vexatória e desnecessária, como verificada no caso aqui relatado.

Convidamos também a qualquer cidadão são-borjense, em especial os que contam com espaços de opinião em meios de imprensa, para conhecerem a realidade dos Servidores Públicos Municipais, de forma destacada aqueles alocados nos níveis iniciais e cujos vencimentos básicos não alcançam o salário-mínimo nacional vigente e que também, somados aos demais, não receberam sequer a reposição integral dos últimos indicadores da inflação em suas remunerações, entre outras muitas precariedades que atingem o funcionalismo nos últimos anos.

São grandes os desafios cotidianos e a luta pelas demandas da categoria. Há muito trabalho diário e para nossas pautas de nada tem resolvido “ir reclamar para o Bonotto”.


Sindicato dos Municipários de São Borja – SIMUSB



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe do Blog do SIMUSB enviando seus comentários sobre os temas abordados nas postagens ou sugerindo publicações. Sua participação é muito importante!
Nota: O SIMUSB reserva-se o direito de eventualmente não publicar comentários anônimos ou ofensivos.