quinta-feira, 30 de junho de 2016

Último dia para sacar abono salarial do PIS/Pasep


Hoje, quinta-feira (30), é o último dia para sacar o abono salarial do PIS/PASEP 2015 referente ao ano-base de 2014. Cerca de 1,3 milhão de trabalhadores ainda não procuraram uma agência da Caixa Econômica Federal ou do Banco do Brasil para retirar o benefício. O valor é de um salário mínimo (R$ 880).

Desde o início do calendário deste abono salarial, foram pagos mais de R$ 18 bilhões a 22,27 milhões de trabalhadores. Isso é cerca de 95% do total de pessoas com direito ao recurso. O dinheiro que não for sacado será devolvido ao Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT).

Têm direito ao abono salarial os trabalhadores que tenham exercido atividade remunerada durante pelo menos 30 dias em 2014 e recebido até dois salários mínimos por mês nesse período. Além disso, é necessário estar cadastrado no PIS/PASEP há pelo menos cinco anos e ter tido seus dados informados corretamente pelo empregador na Relação Anual de Informações Sociais (RAIS).

Como sacar

• PIS – o trabalhador que possuir Cartão Cidadão e senha cadastrada pode sacar o PIS nos terminais de autoatendimento da Caixa Federal ou em uma Casa Lotérica. Se não tiver o Cartão Cidadão, pode receber o abono em qualquer agência da Caixa mediante apresentação de documento de identificação. Informações podem ser obtidas pelo telefone 0800-726 02 07.

• Pasep – quem recebe o Pasep precisa verificar se houve depósito na conta. Caso isso não tenha ocorrido, deve procurar uma agência do Banco do Brasil e apresentar um documento de identificação. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 0800-729 00 01, do Banco do Brasil.


O próximo pagamento:

No mês que vem, o governo começa a pagar o benefício de 2016. Assim como aconteceu com o abono do ano passado, nem todos os trabalhadores vão receber o dinheiro em 2016. Quem nasceu de julho a dezembro recebe o benefício neste ano. Os nascidos entre janeiro a junho receberão no começo do ano que vem. Para todos, o prazo máximo para sacar o dinheiro é 30 de junho de 2017.


Entenda:

O abono salarial é como um 14º salário para o trabalhador de baixa renda. O PIS e o Pasep são pagamentos feitos pelas empresas para financiar o abono e também o seguro-desemprego. O PIS é para funcionários de empresas privadas e o Pasep, para servidores públicos.

Neste ano, as regras mudaram. Até o ano passado, o valor do abono era de um salário mínimo, não importando quanto tempo a pessoa tinha trabalhado no ano. Agora, o valor é proporcional ao número de meses que a pessoa trabalhou. Se esteve empregado o ano inteiro, o trabalhador ganha um salário mínimo integral. Se trabalhou seis meses, ganha metade.



* Blog Acerto de Contas - Giane Guerra
Gaúcha Blogs



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe do Blog do SIMUSB enviando seus comentários sobre os temas abordados nas postagens ou sugerindo publicações. Sua participação é muito importante!
Nota: O SIMUSB reserva-se o direito de eventualmente não publicar comentários anônimos ou ofensivos.