terça-feira, 21 de junho de 2016

Professores acrescentam exigências às propostas do governo do RS

Eles pedem calendário para repor aulas e 'não criminalização' de ativistas.
CPERS realizará uma assembleia geral na próxima sexta no Gigantinho.

Uma reunião entre integrantes do CPERS/Sindicato, que representa professores da rede pública estadual do Rio Grande do Sul, foi realizada na tarde desta segunda-feira (20) em Porto Alegre, com objetivo de analisar as propostas do governo gaúcho para encerrar a greve. No encontro, eles decidiram acrescentar algumas exigências às ofertas do Piratini, como a manutenção da gratificação por difícil acesso e a apresentação de um calendário para repor as aulas perdidas durante o período de paralisação.

O documento com as propostas, analisado pelo Comando de Greve do CPERS, foi entregue pelo governo na última sexta-feira (17), após a desocupação do Centro Administrativo Fernando Ferrari (CAFF), no Centro da capital gaúcha, por membros do sindicato. A contraproposta do magistério prevê também reformas em escolas e a "não criminalização" de estudantes que ocuparam instituições de ensino e professores grevistas.

Os professores pretendem entregar o novo documento à Secretaria Estadual da Educação. Eles deverão seguir parados até a próxima sexta-feira (24), quando uma assembleia geral será realizada no Ginásio Gigantinho para avaliar a situação.

Na última reunião entre governo e professores, o governo já havia dito que serão mantidos os benefícios adicionais para profissionais que trabalham em locais de difícil acesso. Outros pontos, como reajuste salarial, piso da categoria, e retirada de um projeto de lei que tramita na Assembleia Legislativa que visa permitir a atuação de organizações sem fins lucrativos na educação, seguem em negociação.

Sobre o ponto dos grevistas, o governo anunciou nesta segunda-feira (20) que será abonado nos dias 14 e 17 de junho, quando o Centro Administrativo do Estado (CAFF) esteve ocupado pelos professores. A ordem é do governador José Ivo Sartori e foi informada pela Secretaria da Modernização Administrativa e dos Recursos Humanos (Smarh).


Roberta SalinetRBS TV

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe do Blog do SIMUSB enviando seus comentários sobre os temas abordados nas postagens ou sugerindo publicações. Sua participação é muito importante!
Nota: O SIMUSB reserva-se o direito de eventualmente não publicar comentários anônimos ou ofensivos.