Crédito foto: DECOM/PM |
O Censo Escolar da Educação Básica inicia no dia 29 desse mês. O censo, destinado a escolas municipais infantil e fundamental e infantil particulares, é coordenado pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), com a participação das secretarias estaduais e municipais de educação.
Em São Borja, a orientação aos secretários das escolas aconteceu nesta segunda-feira (27/05), na Sala do Servidor da Prefeitura Municipal. Participaram 39 profissionais, entre secretários e diretores escolares, que foram orientados pela professora Élbe Schirlei Rodriguês Ávila a realizarem o cadastro de alunos e professores.
O censo é o principal instrumento de coleta de informações da educação básica, reunindo dados sobre estabelecimentos, matrículas, funções docentes, movimento e rendimento escolar. Elas são utilizadas para traçar um panorama nacional da educação básica e servem de referência para a formulação de políticas públicas e execução de programas na área da educação, incluindo os de transferência de recursos, como o PDDE (Programa Dinheiro Direto na Escola), o PAR (Programa de Ações Articuladas), FUNDEB (O Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação), o PDE (Plano de Desenvolvimento Educacional), o PNDL (Programa Nacional do Livro Didático), o PENAE (Programa Nacional de Alimentação Escolar), e o PNATE (Programa Nacional de Apoio ao Transporte Escolar).
Segundo a professora, esse trabalho tem que ser encarado com muita seriedade por todos os envolvidos, pois todas as informações devem ser comprovadas por documentos. É imprescindível manter o sigilo das informações.
Crédito texto: DECOM/PM
EMEF APARÍCIO MARIENSE -
ResponderExcluirreferência em educandário,
hoje faz aniversário -
está essa escola em festa,
e o SIMUSB se manifesta
num abraço fraternal;
e faz isso ao natural -
não seria d'outra maneira,
é pedra da mesma trincheira...
destaque educacional!