terça-feira, 8 de novembro de 2022

Eleição para diretores das escolas municipais acontece nesta quinta-feira


 Sob coordenação geral da Secretaria Municipal de Educação (SMEd), São Borja realiza nesta quinta-feira (10/11) eleição para escolha de diretores nas Escolas Municipais de Ensino Fundamental (EMEFs). Das 19 unidades escolares com essa modalidade de ensino, 15 terão eleição e naquelas em que é menor o número de matrículas o processo não se realizará.

A eleição ou reeleição dos diretores, para gestão administrativa de três anos, é feita através do voto direto em cada comunidade escolar. Votam os professores e funcionários nas escolas, os pais de alunos e os estudantes a partir dos 12 anos de idade ou do 5º ano do Ensino Fundamental. Apenas em um caso – na Escola República Argentina – dois candidatos disputam a vaga de diretor.

O secretário de Educação, João Carlos Reolon, convida a todos os integrantes do colégio eleitoral a exercerem o seu direito de voto. O titular da SMEd ressalta que, neste ano, a secretaria ofereceu capacitação com 40 horas de duração a todos os candidatos. “Com essa iniciativa, queremos que os diretores escolhidos possam desenvolver uma gestão mais eficiente, nos campos administrativo e financeiro, e ao mesmo tempo sintonizada com as expectativas da comunidade escolar”, explica Reolon.

Nas escolas que oferecem Ensino fundamental convencional, a votação será das 8 às 17 horas. Já nos estabelecimentos que oferecem Educação de Jovens e Adultos – EJA a votação estende-se até as 21 horas. Os pais de alunos devem apresentar documento com foto. Os resultados da eleição, detalhando relatório do processo, devem ser entregues na sexta-feira (11/11) na Secretaria de Educação. A posse dos eleitos será em janeiro.



Informações: Departamento de Comunicação Prefeitura de São Borja

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe do Blog do SIMUSB enviando seus comentários sobre os temas abordados nas postagens ou sugerindo publicações. Sua participação é muito importante!
Nota: O SIMUSB reserva-se o direito de eventualmente não publicar comentários anônimos ou ofensivos.