domingo, 1 de maio de 2022

1º de maio: Dia do Trabalho

 Hoje é dia de homenagear a força trabalhadora do nosso país, responsável pelo progresso da Nação.

Embora fundamentais para o país, os trabalhadores vêm sendo desvalorizados e perdendo direitos sistematicamente nos últimos anos. São momentos como o que estamos vivendo que deram origem ao "Dia do Trabalhador" em vários países do mundo. Reforçam também a necessidade de unirmos forças e nos darmos as mãos para o enfrentamento dos sucessivos ataques aos nossos direitos.

Abençoadas são as mãos dos trabalhadores, responsáveis por fazer o motor da nossa nação em constante funcionamento! Feliz Dia do Trabalho!




Origem do Dia do Trabalho

Dia do Trabalhador, Dia do Trabalho ou Festa do Trabalho. As denominações variam de parte a parte do planeta e carregam pequenas diferenças semânticas, mas todas são uma homenagem à luta de trabalhadores por melhores condições de trabalho.

A data surgiu de uma situação de conflito entre trabalhadores e patrões.

Ela foi escolhida como homenagem a uma greve geral que aconteceu em 1º de maio de 1886, em Chicago, centro industrial dos Estados Unidos. Neste dia, os trabalhadores revoltados com as condições desumanas de trabalho saíram às ruas para fazer suas reivindicações.

Uma das reivindicações era a redução da jornada de trabalho de 13 para 8 horas diárias.

O ato paralisou os Estados Unidos e ficou marcado por passeatas, piquetes e violência.

Os confrontos entre policiais e operários resultaram na morte de centenas de manifestantes e policiais. Além disso, dezenas de pessoas ficaram feridas no conflito conhecido conhecido como Revolta de Haymarket.

Para lembrar e homenagear este dia de reivindicações, mortes e lutas por melhores condições de vida para o trabalhador, um congresso socialista, realizado em Paris em 1889, instituiu o dia 1º de maio como o Dia Mundial do Trabalho.


Informações: UOL Educação.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe do Blog do SIMUSB enviando seus comentários sobre os temas abordados nas postagens ou sugerindo publicações. Sua participação é muito importante!
Nota: O SIMUSB reserva-se o direito de eventualmente não publicar comentários anônimos ou ofensivos.