Vivemos um período de grande movimentação no cenário político do país. Estamos às vésperas de mais uma vez fazermos uso de nosso direito cidadão mais elementar para o exercício da democracia: a escolha livre – e secreta – de quem queremos ver à frente dos Poderes Executivo e Legislativo Municipais, através do voto.
Em São Borja, que é o meio em que vivemos, com todas suas potencialidades, e também seus problemas e necessidades, e que caberá ao nosso povo definir os rumos que deseja para os próximos anos, as campanhas políticas iniciaram e prosseguem a todo vapor.
Em uma cidade em que a identificação e o idealismo político partidários são bastante arraigados e que polarizam de forma bastante marcada dois lados bem definidos e antagônicos, tudo o que se diz ou que é veiculado na mídia pode ser entendido como uma mensagem tendenciosa a indicar um lado em detrimento de outro.
O Sindicato dos Municipários de São Borja – SIMUSB, entidade que completa 28 anos de existência no próximo mês de novembro, é apartidário na defesa intransigente dos interesses dos servidores públicos municipais, razão de existir da entidade. A bandeira número um do Sindicato é batalhar por conquistas que possam garantir o bem-estar e a dignidade dos seus filiados, através da luta sindical em representação legítima de toda a categoria.
Visando oportunizar aos Servidores Públicos Municipais uma análise mais aprofundada das propostas de ambos os candidatos ao Poder Executivo no tocante ao Serviço Público Municipal, estaremos realizando neste mês duas entrevistas no Programa de rádio "A Voz do Servidor", em dois sábados distintos, com os postulantes à cadeira de prefeito de São Borja a partir de 2017.
Estaremos abordando questões cruciais como: plano de carreira dos servidores, tanto quadro geral quanto magistério, política de reposições salariais, reajustes do vale alimentação para os próximos quatro anos, estrutura administrativa, qualificação do servidor, fundo de previdência, entre outros.
É a contribuição que o SIMUSB deseja dar ao processo democrático que estamos vivendo, ao mesmo tempo em que também deseja, como entidade sindical, conhecer os compromissos que os candidatos assumirão nas questões de interesse do funcionalismo.
Há alguns dias tivemos também o desfecho do processo de impeachment no Senado, que resultou na cassação da presidente Dilma Roussef, já afastada do cargo desde a admissibilidade do processo recepcionada pela Câmara dos Deputados. É inegável que este fato trará impactos a toda sociedade, positivos ou negativos, mas não passará alheio aos interesses da classe trabalhadora.
Muito tem se falado em reformas trabalhistas e previdenciárias, cujos efeitos sobre os trabalhadores – incluídos aí os servidores públicos de todas as esferas – poderão ser a supressão ou limitação de direitos, a retirada de vantagens, o aumento da idade, das alíquotas e do tempo de contribuição para aposentadoria, além de outros benefícios das relações de trabalho ou da previdência.
Seja como for, a luta será intensa e as entidades representativas deverão ir a todas as instâncias para defender seus representados. O SIMUSB seguirá vigilante a tudo que importa aos Municipários e se mantém em prontidão para se juntar aos movimentos organizados em defesa de seus filiados.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Participe do Blog do SIMUSB enviando seus comentários sobre os temas abordados nas postagens ou sugerindo publicações. Sua participação é muito importante!
Nota: O SIMUSB reserva-se o direito de eventualmente não publicar comentários anônimos ou ofensivos.