sábado, 28 de março de 2015

Resultado das Eleições do Simusb

O sábado foi de eleições no Simusb. Entre 9h e 17h os associados da entidade puderam exercer seu direito de votar e decidir os rumos da instituição para o biênio 2015/2017.

Como não houve chapa inscrita para concorrer com a atual diretoria, a opção de votação era SIM ou NÃO para a chapa que representa a continuidade do trabalho já desempenhado pela diretoria com mandato até 30/04/15.

O resultado final, apurado pela Comissão Eleitoral presidida pelo associado Téo Knolow, foi o que segue:

Total de votantes: 100
Votos SIM: 93
Votos NÃO: 7

Confira mais fotos do sábado de eleições no Simusb:






















Simusb em processo eleitoral

Foi aberto às 9h deste sábado o processo eleitoral para o biênio 2015/2017 do Sindicato dos Municipários de São Borja - Simusb. Os associados têm até às 17h para comparecerem à sede do Sindicato, na Barão do Rio Branco, 2248, e exercerem seu direito democrático através do voto.

Compareça associado!












sexta-feira, 27 de março de 2015

Sindicato realiza eleições neste sábado

Eleições serão realizadas neste sábado, 28/03, entre 9h e 17h.
O processo eleitoral, após publicado edital e respeitado o prazo legal para inscrição de chapas, chega ao seu momento final: a votação direta dos associados.

Todo associado em dia com suas contribuições está apto a votar.
Participe deste importante processo de democracia no seu Sindicato!



Mensagem do Presidente:


A IMPORTÂNCIA DO VOTO

O senso comum revela que o sindicato deve ser um instrumento de luta para a conquista de melhores salários e condições de trabalho. Praticar sindicalismo classista, no setor público, significa - na luta de classes - participar da luta política mais geral, visando também à transformação da sociedade.

O cotidiano da vida tem demonstrado que o voto é a mais poderosa ferramenta de todas quantas dispomos nós, os cidadãos. Por meio dele escolhemos o Sindicato que queremos para a nossa representação. Isto porque o que se faz durante a gestão, para melhor ou pior, tem reflexos diretos, não raras vezes, por décadas a fio.

Assim, o seu voto poderá representar a garantia de continuidade do que já foi conquistado e nos conferir a legitimidade que necessitamos para prosseguir na luta no campo da negociação quando possível, e no embate sempre que necessário for.

Vote, porque:

“NINGUÉM É MAIS FORTE QUE TODOS NÓS JUNTOS”!




quarta-feira, 25 de março de 2015

Edital para o Concurso Público Municipal sai somente na próxima semana


* Atualizado às 0h47min.

A expectativa é grande dos são borjenses que pretendem concorrer a uma colocação no serviço público municipal através do Concurso que será realizado pela Prefeitura. Depois de anunciar há alguns meses que pretendia realizar o certame, escolher a organizadora e assinar contrato com a Fundação Universidade Empresa de Tecnologia e Ciência - Fundatec, na semana passada, a publicação do Edital é iminente.

Segundo cronograma preliminar divulgado pela empresa, o Edital seria lançado nesta quinta-feira, 26, com inscrições até 22/04 e provas realizadas em 24/05. No entanto, as datas são apenas estimativas que serão confirmadas somente com a efetiva publicação do documento oficial com o regramento para todo o processo.

Mas os candidatos precisarão esperar um pouco mais. Ainda nos primeiros minutos desta quinta a Prefeitura divulgou nota oficial dando conta do adiamento da publicação do edital. Segundo o informe, a Fundatec comunicou que somente divulgará o edital e o cronograma de realização do Concurso na próxima terça-feira, dia 31.

Na cidade já é grande a mobilização em busca de materiais para estudo, especialmente a legislação municipal, disciplina que deverá ser cobrada em bom número de questões.

Acompanhe aqui no Blog as novidades e deixe seu comentário abaixo com sugestões de abordagens e pautas.




terça-feira, 24 de março de 2015

Relação extra-oficial de cargos e vagas do Concurso Municipal

Abaixo a relação de cargos e quantidade de vagas que deverão ser disponibilizadas no Concurso Público Municipal - Poder Executivo.
A Fundatec está elaborando o edital, que deverá ser publicado ainda nesta semana. Data provável de provas: 24/05/15
A relação é extra-oficial.



Vagas
Cargo
02
Técnico em Informática
01
Técnico em Segurança do Trabalho
01
Técnico em Prótese Dentária
01
Farmacêutico Bioquímico
02
Nutricionista
02
Psicólogo
05
Fisioterapeuta
02
Terapeuta Ocupacional
02
Fonoaudiólogo
01
Biomédico
02
Assistente Social
01
Advogado
03
Cirurgião Dentista
19
Servente
04
Serviços Gerais
05
Cozinheiro
03
Eletricista
02
Instalador Hidráulico
01
Pedreiro
20
Atendente Recreacionista
04
Agente de Biblioteca
15
Agente Administrativo Auxiliar
08
Secretário de Escola
03
Agente Operacional de Saúde
05
Motorista
01
Mecânico Eletricista
11
Fiscal de Trânsito
10
Técnico em Enfermagem
01
Administrador
01
Tesoureiro
01
Engenheiro Eletricista
05
Médico Clínico Geral
01
Médico Psiquiatra
Total
158


segunda-feira, 23 de março de 2015

Concurso Público Municipal - Simusb quer mais vagas

Após a assinatura do contrato com a Fundação Universidade Empresa de Tecnologia e Ciência - Fundatec, ocorrida na sexta-feira, 20, a expectativa agora é para a publicação do edital, prevista para esta semana, e a confirmação do número de vagas que serão oferecidas no certame.


As 250 vagas inicialmente previstas devem ter  uma redução considerável, ficando em torno de 150, o que para o Simusb é um número muito aquém da defasagem verificada no quadro de servidores efetivos do Poder Executivo. Segundo informações, existem hoje cerca de 500 servidores mantidos por meio de contratos temporários.

A posição do Simusb é que o concurso público ofereça vagas capazes de suprir esta deficiência de pessoal, fortalecendo a categoria, qualificando o serviço público e favorecendo, consequentemente, o fundo de previdência dos servidores - RPPS. Os servidores contratados pertencem ao Regime Geral de Previdência e suas contribuições são vertidas ao INSS.

O concurso público é a forma legal de ingresso nas carreiras do serviço público e também o meio justo e igualitário de disputa pelas vagas. Através do concurso todo cidadão pode candidatar-se a assumir os cargos públicos sem depender de indicações ou influências político-partidárias. Para a Administração, é o princípio constitucional da Impessoalidade que deve ser observado, não distinguindo os candidatos, que são iguais perante a Lei.



Base Legal:

Constituição Federal


Art. 37. A administração pública direta e indireta de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios obedecerá aos princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência e, também, ao seguinte:
    I - os cargos, empregos e funções públicas são acessíveis aos brasileiros que preencham os requisitos estabelecidos em lei, assim como aos estrangeiros, na forma da lei;
    II - a investidura em cargo ou emprego público depende de aprovação prévia em concurso público de provas ou de provas e títulos, de acordo com a natureza e a complexidade do cargo ou emprego, na forma prevista em lei, ressalvadas as nomeações para cargo em comissão declarado em lei de livre nomeação e exoneração;

    III - o prazo de validade do concurso público será de até dois anos, prorrogável uma vez, por igual período;

    IV - durante o prazo improrrogável previsto no edital de convocação, aquele aprovado em concurso público de provas ou de provas e títulos será convocado com prioridade sobre novos concursados para assumir cargo ou emprego, na carreira;




sábado, 14 de março de 2015

Situação do vale-transporte segue inalterada

Ainda não há pronunciamento do Judiciário sobre o Mandado de Segurança impetrado pelo Sindicato dos Municipários de São Borja - Simusb, em favor dos servidores públicos municipais.

O problema teve início quando a então concessionária do transporte público municipal, Empresa Integração, vencedora da licitação, assumiu o serviço há alguns meses. O edital não fazia qualquer referência à meia passagem para os servidores, assim como o contrato celebrado com o Município, desatualizado até mesmo em relação à algumas linhas de ônibus que já operavam há anos na cidade através da Santa Ignês Transportes.

Como não fornece as meias passagens, que eram adquiridas pelo Município para os servidores por 50% do valor praticado aos usuários em geral, a outra metade da tarifa vem sendo paga diretamente pelo servidor, de seu bolso, o que acaba por minguar ainda mais os baixos vencimentos percebidos nos níveis iniciais da carreira - hoje os níveis de A-1 a A-6 estão abaixo do salário mínimo.

Vale lembrar que o servidor tem ainda o desconto em folha de pagamento relativo ao vale-transporte a que teria direito para seu deslocamento durante o mês.

Há de se considerar também que existe Lei Municipal regulamentando o tema e que prevê o fornecimento de passagens por 50% do valor da tarifa para servidores públicos municipais. Ainda assim, a empresa não reconhece o diploma municipal e firmou posição de que não tem obrigação de praticar o tarifário diferenciado aos servidores.

Por seu turno, o prefeito Farelo Almeida busca guarida na legislação municipal para repassar apenas o valor autorizado pela Lei aos Municipários, asseverando que cometeria uma ilegalidade caso retirasse dos cofres públicos valores superiores ao previsto na Legislação para custeio do vale-transporte. Com o imbróglio, os 50% da tarifa vêm sendo depositados mensalmente em dinheiro na conta corrente dos servidores.

Com este litígio, mesmo tentando um acordo entre as partes, sem êxito, restou ao Sindicato buscar na Justiça uma solução para o caso. O processo já encontra-se concluso ao juiz para sentença e na próxima semana a expectativa é que já haja uma decisão.

Acompanhe o Blog do Sindicato para saber as notícias de interesse de toda categoria dos Municipários.






quarta-feira, 11 de março de 2015

Simusb na Justiça por vale-transporte



O Sindicato dos Municipários de São Borja - Simusb ingressou com Mandado de Segurança no Judiciário buscando garantir o direito do servidor em receber o vale transporte, como vinha acontecendo antes da licitação que concedeu à empresa Integração a atual concessão do serviço de transporte público em São Borja, há poucos meses.

A empresa não aceita fornecer as passagens pela metade do valor (meia passagem), como ocorria com a empresa Santa Ignês. Com isso, os servidores precisam complementar, do próprio bolso, a outra metade da tarifa praticada pela empresa.

Acompanhe sempre o Blog do Simusb. Todas as novidades a respeito do processo serão comunicadas aos servidores nas frequentes atualizações da ferramenta de divulgação institucional.

sábado, 7 de março de 2015

08 de Março - Dia Internacional da Mulher


08 de Março.
É o Dia da Mulher, que busca no dia a dia a realização dos seus sonhos e a conquista do seu espaço. Que corre atrás, que batalha, que trabalha fora e também no lar. Que enfrenta dificuldades, barreiras, preconceitos, mas não desiste. Que merece respeito, reconhecimento e admiração todos os dias.
O SIMUSB deseja a todas as mulheres Servidoras e também a toda comunidade são borjense um dia iluminado e que todas as atenções recaiam sobre estes seres especiais que fazem do nosso mundo algo melhor.

Parabéns Mulher!



segunda-feira, 2 de março de 2015

SIMUSB apoia movimento dos Caminhoneiros



O SIMUSB reconhece como legítimo o movimento dos Caminhoneiros em todo o Brasil e apoia as manifestações e atos de paralisação da categoria e demais setores da sociedade.

Nesta segunda-feira, 02/03, haverá um ato de protesto com carreata pelas principais vias da cidade e concentração dos manifestantes na Praça XV de Novembro, prevista para as 16h30min. O Poder Executivo foi comunicado sobre o ato e estará prestando serviço de apoio, especialmente na organização do trânsito através de seus agentes de fiscalização, manifestando também a sua solidariedade à causa que atinge toda sociedade.

O SIMUSB conclama seus associados e todos os servidores públicos, de forma geral, a comparecerem à Praça XV para participarem da manifestação e fazerem parte do ato, que chama a atenção da sociedade e governo para as dificuldades enfrentadas por toda classe trabalhadora do país.

Participe servidor! Esta causa também é nossa!

16h30min todos na Praça XV de Novembro!!!!




Volta às Aulas



Mais um ano letivo inicia no Município nesta segunda feira, 02 de março.


O Sindicato dos Municipários de São Borja saúda a todos os envolvidos neste importante processo de formação cultural, intelectual e cidadã de nosso povo e deseja um bom retorno aos professores, alunos, pais e servidores envolvidos com a Educação.


A tarefa árdua, mas nobre, de contribuir com o Ensino de crianças, jovens e adultos merece o reconhecimento de toda sociedade, pois somente a partir da Educação é que podemos pensar em um mundo mais desenvolvido, justo e humano.

Bom retorno a todos!

Tenham um excelente ano letivo em 2015!!!