terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Edital de Convocação

É hoje! Participe do seu sindicato.
Precisamos da sua presença para decidirmos importantes pontos para as próximas eleições.

Esta diretoria é pautada pela transparência nas ações, por isso lhe chama a participar e quer completa lisura nas próximas eleições da diretoria.
Será na Câmara de Vereadores, 18h30min.



EDITAL DE CONVOCAÇÃO


O Presidente do Sindicato dos Municipários de São Borja – SIMUSB, no uso das atribuições, conferidas pelos art. 9º. 10º. 11º. 12º. e 13º. I e II do Estatuto Social CONVOCA todos os servidores Públicos Municipais ativos e inativos, associados do SIMUSB, para Assembleia Geral Extraordinária, a realizar-se no dia 1º de fevereiro de 2013, no Plenário da Câmara Municipal de Vereadores, sito na Rua Olinto Aramy Silva, nº. 1043, às 18h30min em primeira convocação e às 19h em segunda convocação para deliberar sobre a seguinte ordem do dia.

1 - Referendar indicação da diretoria e empossar 03 servidores e 03 suplentes para compor a Comissão Eleitoral para eleição biênio 2013 – 2015 do SIMUSB.

2 - Aprovar as atribuições da Comissão Eleitoral que passará a fazer parte do Regulamento Eleitoral.



São Borja, 23 de janeiro de 2013.


Jorge Luiz Costa de Souza
Presidente
SIMUSB

domingo, 27 de janeiro de 2013

Tragédia em Santa Maria comove o Brasil

Boate em Santa Maria, local do incidente - Foto: Germano Roratto / RBS
Uma das maiores tragédias acontecidas no Rio Grande do Sul comove os brasileiros.
As mais de 230 vítimas de um incêndio ocorrido em uma boate na madrugada deste domingo em Santa Maria-RS são jovens estudantes das universidades daquela localidade, que reúne universitários de todo o estado e algumas localidades do Brasil.
Já há informações, ainda imprecisas, de vítimas fatais e feridos aqui de São Borja.

A diretoria do SIMUSB expressa todo o seu pesar pelo acontecido. A entidade não fica alheia ao ocorrido e manifesta todo o seu sentimento aos familiares de pessoas envolvidas neste momento de dor, assim como a comunidade gaúcha e brasileira como um todo.

Siga nos links a seguir maiores informações:


Site especial com todas as informações da tragédia de Santa Maria

Incêndio na boate Kiss é o de maior número de mortos nos últimos 50 anos no Brasil

Divulgada lista provisória de mortos na tragédia

Siga em tempo real tudo sobre a tragédia

Hospital Universitário de Santa Maria divulga lista de internadas após incêndio

Desespero de familiares no reconhecimento de vítimas em Santa Maria



sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

Garota Verão 2013


Iandra, representante do Município - Foto: DECOM-PM
O Cais do Porto foi o palco para a escolha da representante de São Borja no Garota Verão 2013. A escolha municipal ocorreu no domingo, dia 20/01, com grande presença de público.
A escolhida para representar o Município no certame regional e, se classificada, disputar a grande final em Capão da Canoa foi Iandra Cupchinski, filha da professora municipal, associada do SIMUSB, Jucilene Silveira Cupchinski.
Concorrendo com outras 11 representantes de entidades da cidade, Iandra foi a escolhida pelos jurados, representando a Escola de Samba Mocidade Independente da Vila Umbú – Mociviú.

Com 15 anos, 1,77m de altura e manequim 36, Iandra disputa pela primeira vez o maior concurso de beleza do Sul do Brasil.
O corpo de jurados foi formado pela 1ª dama do município, Claudionara Padilha, pelo vereador Tiago Cadó, pela colunista social do Caderno Fronteira Oeste da Zero Hora, Cristiane Munhoz, pela ex Garota Verão de São Borja, Priscilla Deves e pelo representante da Physical Century Academia, Sadi Dornelles. Os jurados avaliaram critérios como: beleza, simpatia, desenvoltura e cultura. Além do desfile que observou o desempenho na passarela, as candidatas passaram por uma entrevista para analisar conhecimentos gerais, dicção e capacidade de comunicação.

Nesta edição do Garota Verão o prêmio para a grande vencedora será um contrato com agência de modelos.
Parabéns Iandra e Jucilene Cupchinski! Ficamos na torcida pelo sucesso de nossa candidata.

Próximas etapas:

26 de janeiro - Eliminatória Regional, em Uruguaiana.-RS.
03 de março - Final Estadual, em Capão da Canoa-RS.

12 candidatas concorreram no certame municipal - Foto: DECOM-PM

quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

Edital de Convocação


EDITAL DE CONVOCAÇÃO


O Presidente do Sindicato dos Municipários de São Borja – SIMUSB, no uso das atribuições, conferidas pelos art. 9º. 10º. 11º. 12º. e 13º. I e II do Estatuto Social CONVOCA todos os servidores Públicos Municipais ativos e inativos, associados do SIMUSB, para Assembleia Geral Extraordinária, a realizar-se no dia 1º de fevereiro de 2013, no Plenário da Câmara Municipal de Vereadores, sito na Rua Olinto Aramy Silva, nº. 1043, às 18h30min em primeira convocação e às 19h em segunda convocação para deliberar sobre a seguinte ordem do dia.

1 - Referendar indicação da diretoria e empossar 03 servidores e 03 suplentes para compor a Comissão Eleitoral para eleição biênio 2013 – 2015 do SIMUSB.

2 - Aprovar as atribuições da Comissão Eleitoral que passará a fazer parte do Regulamento Eleitoral.



São Borja, 23 de janeiro de 2013.


Jorge Luiz Costa de Souza
Presidente
SIMUSB

quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

Prefeitura convoca aprovados em concurso público

O Poder Executivo está convocando candidatos aprovados em concurso público realizado em 2011, conforme Edital de Concurso n° 001/2011 e Edital de classificação final e homologação publicado em 17/11/11 para entregarem documentos na Secretaria Municipal de Administração e Fazenda, entre 21/01/13 e 25/01/13, no horário das 8hs às 12h45min.

As nomeações foram publicadas nas Portarias abaixo relacionadas:



Nome        Classificação   Portaria              Cargo
Lucia Izabel da Silva              05º     108/13           Cozinheiro
Almmerinda Brum de Oliveira              06º     109/13           Cozinheiro
Marcus Vinicius Rodrigues Freitas              03º     110/13           Eletricista
Adelar Trindade Alves              04º     111/13           Eletricista
Graciela Pinto Moraes Alves              03º     112/13 Farmacêutico Bioquímico
Priscilla Hentges Crauss              05º     113/13        Fiscal Sanitário
Patrícia Jaçanan do Amarante de
Assis Brasil
              02º     114/13     Médico Veterinário
Ariane Machado Lacortte              03º      115/13   Técnico em Enfermagem
       


NOTIFICA-SE que a não apresentação da documentação exigida, dentro dos dias e horários acima destacados, acarretará na perda da vaga, sendo então convocados os suplentes, em edital próprio, para se apresentarem.

Edital de Convocação nº 01/2013, de 17 de janeiro de 2013.

sábado, 12 de janeiro de 2013

Sancionada Lei Municipal que inclui os celetistas estáveis no IPE-Saúde

Prefeito sancionando a Lei - Foto: DECOM-PM
 Uma das principais reivindicações do Sindicato dos Municipários de São Borja – SIMUSB em favor dos servidores públicos municipais finalmente foi atendida. Desde que assumiu a entidade, em 2009, a atual diretoria elegeu como um dos pontos prioritários de suas ações a inclusão no IPE-Saúde dos celetistas estáveis – servidores regidos pela CLT - da ativa.

O projeto de lei autorizando o Poder Executivo a incluir os servidores no convênio com o IPE já havia sido apreciado e votado na Câmara de Vereadores em sessão realizada na segunda-feira, dia 07, tendo sido aprovado por unanimidade.

Na quinta-feira, dia 10, foi realizada no saguão do Palácio João Goulart a solenidade que marcou a concessão oficial deste importante benefício, estendido a aproximadamente 120 servidores. Na ocasião o prefeito Farelo Almeida sancionou a Lei nº 4.665, de 7 de janeiro de 2013, que autoriza o Poder Executivo a incluir no Instituto de Previdência do Estado - IPE, os servidores estatutários celetistas estáveis com vínculo ativo com o Município.

Farelo falando aos servidores - Foto: DECOM-PM
O presidente do SIMUSB, Jorge Souza, esteve presente no ato e saudou a sanção da lei como uma grande vitória do Sindicato e dos servidores contemplados. “Foi uma decisão muito feliz do prefeito Farelo ao oferecer melhores condições de vida a estes servidores que fazem por merecer tanto quanto os outros, mas que quando precisavam de assistência médico-hospitalar não podiam contar com os benefícios que o convênio com o IPE-Saúde oferece. Foi uma medida que fez justiça e corrigiu uma distorção histórica. Estão de parabéns os servidores e eu também me sinto bastante gratificado, juntamente com o restante da diretoria, por ver que nossa luta nesses quatro anos de gestão obteve um resultado tão positivo”.

A cerimônia serviu também para que os primeiros servidores assinassem o termo de adesão ao convênio que oferecerá o Plano de Assistência Médico-Hospitalar e Laboral. Caberá agora a adesão conforme o interesse pessoal dos demais servidores que se enquadram nas condições expressas na Lei.

Estiveram presentes no ato servidores, secretários municipais, vereadores e membros da diretoria do SIMUSB.

Mais fotos:

Farelo com servidores - Foto: DECOM-PM
Servidores, sindicalistas, vereadores, secretários e prefeito - Foto: SIMUSB
Élvio Hiran, representante dos Agentes de Saúde - Foto: SIMUSB

Servidora aderindo ao convênio - Foto: SIMUSB





quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

Diretoria do SIMUSB reune-se com prefeito Farelo Almeida

Diretoria no gabinete do prefeito - Foto: DECOM-PM

Na manhã desta quarta-feira, 09 de janeiro, a diretoria do Sindicato dos Municipários de São Borja – SIMUSB esteve reunida com o prefeito municipal, Farelo Almeida. Na pauta esteve a apresentação da atual diretoria do Sindicato no primeiro contato oficial entre os diretores e o chefe do Poder Executivo, além das principais demandas da entidade sindical em favor do funcionalismo municipal.

Farelo reiterou seu desejo de ter o SIMUSB como parceiro para encontrar formas de atender os anseios dos servidores, mantendo o diálogo entre as instituições e colocando seu gabinete sempre à disposição para atender o sindicato. “Quero que vocês me ajudem a fazer o melhor possível em favor dos servidores”, declarou o prefeito.
Ainda em campanha eleitoral, Farelo Almeida sinalizou sua intenção de propor medidas em prol do funcionalismo público municipal, reconhecendo alguns pontos de fragilidade na carreira dos servidores.

Por seu turno, a diretoria do SIMUSB apontou alguns aspectos tidos como prioritários para discussão e um estudo mais aprofundado, como a concessão do convênio com o plano assistencial de saúde do IPE para os celetistas estáveis do Executivo, política de recuperação salarial, reforma do plano de carreira do quadro geral, entre outros.

Como um de seus primeiros atos como prefeito, Farelo enviou à Câmara de Vereadores projeto de lei incluindo mais 120 servidores entre aqueles aptos a aderir ao convênio com o IPE-Saúde. Leia mais clicando aqui.

Sindicato saúda o bom relacionamento


Para o presidente do SIMUSB, Jorge Souza, é muito positiva a aproximação entre Sindicato e Executivo, preenchendo uma lacuna que dificultava qualquer entendimento. “O momento é bastante favorável para o servidor público municipal, já que há a abertura e o diálogo necessários para expor as carências dos municipários, propor ideias e suscitar debates sérios e responsáveis em torno das questões dos servidores. É impossível chegar a bom termo se não há a disposição de ambas as partes em conhecer as realidades de cada um”, afirma o dirigente.

Quanto aos demais pontos apontados pelo Sindicato como importantes para a categoria, Souza pondera que as negociações estão recém começando e que é preciso também dar tempo ao novo prefeito. “O importante até agora é que há esta via de diálogo entre o SIMUSB e o Executivo. A partir disso se abrem as negociações e poderemos levar as reivindicações de nossa categoria até o conhecimento do prefeito, mas não podemos perder de vista que por melhor intencionado que esteja, o prefeito Farelo assumiu há poucos dias e precisamos dar-lhe o tempo necessário para inteirar-se das possibilidades do Município".

Por fim, o presidente do SIMUSB faz questão de deixar claro que a bandeira da atual diretoria do Sindicato segue rigorosamente a mesma. “Demos um importante passo nesta relação e também reafirmamos nosso desejo de estabelecer uma parceria com o Executivo em favor do servidor. No entanto deixamos claro que o interesse do funcionalismo é o nosso norte e seguiremos na defesa determinada e intransigente dos anseios do servidor público municipal, razão de existir deste Sindicato”, assevera Jorge Souza.

Diretoria do SIMUSB com prefeito, secretário Bruno Maurer e vereador Beto Souza - Foto: DECOM-PM

segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

Celetistas estáveis serão incluídos no IPE-Saúde


Foi à votação na tarde desta segunda-feira, 07 de janeiro, na Câmara Municipal de Vereadores o Projeto de Lei Nº 003/13, de autoria do Executivo, que inclui no convênio firmado pelo Município com o Instituto de Previdência do Estado do Rio Grande do Sul – IPE, os servidores estáveis regidos pela CLT – os celetistas. O IPE oferece os serviços do plano de assistência médico-hospitalar e laboral do Instituto aos servidores que aderirem ao convênio.

O projeto foi apreciado e aprovado pelos vereadores na reunião desta segunda, retornando ao Palácio João Goulart para sanção do prefeito municipal, que deve ocorrer ainda nesta semana.

A inclusão é uma reivindicação antiga da atual diretoria do Sindicato dos Municipários de São Borja – SIMUSB, que desde 2009 vem buscando a medida junto ao Executivo visando garantir aos celetistas estáveis os mesmos benefícios dos demais servidores públicos municipais.

O projeto beneficia cerca de 120 servidores do município que se enquadram na condição de servidores estáveis, regidos pela CLT. O convênio poderá ser aderido conforme opção pessoal do servidor.

Mais informações serão postadas nos próximos dias.



sábado, 5 de janeiro de 2013

Terceirizados demitidos do serviço público

Por recomendação do Ministério Público do Trabalho (MPT), o Ministério da Fazenda demitiu 463 trabalhadores terceirizados e nomeou 438 servidores aprovados em concursos públicos. Os atos, publicados no Diário Oficial da União do último dia 31, atendem a um Termo de Conciliação Judicial firmado, em novembro de 2007, entre o Executivo e o MPT.

De acordo com o procurador do trabalho Antonio de Oliveira Lima, coordenador nacional de Combate às Irregularidades Trabalhistas na Administração Pública (Conap), o termo foi firmado porque muitos terceirizados prestavam, de forma irregular, serviços ligados às atividades fins. E, segundo explicou Lima, apenas funcionários de carreira podem desempenhar essa função.

Além disso, o acordo judicial, disse o procurador, pretende coibir a admissão irregular de mão de obra autônoma. “Em alguns casos, trabalhadores considerados autônomos acabavam contratados por meio de cooperativas. Mas a legislação não permite o ingresso deles. É preciso que o contratado seja vinculado a uma empresa e tenha os direitos garantidos pela CLT (Consolidação das Leis do Trabalho)”, explicou.

A Confederação dos Servidores Públicos do Brasil (CSPB) é contra a terceirização no serviço público, e considera a atitude de substituição por servidores concursados necessária.

“O servidor público concursado tem um compromisso de carreira e isso implica na dedicação constante do seu ofício, o mesmo acontece em tantas outras áreas, bem como na segurança e educação por exemplo, pois consideramos serviços essenciais e que merecem o mesmo compromisso. A CSPB considera que a terceirização é o meio mais perverso na privatização do serviço público, somos contra”, disse o presidente João Domingos.


Plano até fevereiro 


Também de olho na questão das terceirizações irregulares desde 2006, o Tribunal de Contas da União (TCU) já determinou vários prazos de substituição para a Administração Pública, mas eles acabam quase sempre prorrogados. Na última decisão, divulgada em setembro passado, o alvo foram as empresas estatais.

O TCU solicitou ao Departamento de Coordenação e Governança das Empresas Estatais (Dest) do Ministério do Planejamento que elaborasse um plano de substituição até fevereiro deste ano. O Dest informou que os dados sobre terceirizados irregulares estão em análise e que o plano será entregue na data informada. Não existe, atualmente, uma legislação específica que proíba a terceirização de serviços nos órgãos públicos.

Além do TCU e do MPT, a Controladoria-Geral da União (CGU) acompanha os processos de substituição de trabalhadores ligados a empresas privadas para que o Termo de Conciliação Judicial firmado entre o Executivo e a União seja cumprido.

Secom/CSPB com informações MP

Fonte:
Confederação dos Servidores Públicos do Brasil - CSPB
http://www.cspb.org.br/fullnews.php?id=13035terceirizados-demitidos.html