sexta-feira, 22 de junho de 2012

Nota sobre o IPE-Saúde

Embora de forma deselegante e desrespeitosa, o Prefeito Municipal dissipou o pânico que havia se instalado no funcionalismo municipal. Diante da negativa da inclusão dos celetistas no IPE-Saúde, do parecer jurídico exarado pelo ISAM, ligado à FAMURS – sobre a legalidade de firmar convênio com entes da federação em ano eleitoral -, da visita do diretor executivo licenciado desse instituto à nossa cidade, do silêncio até há pouco mantido pelo Executivo, que sinalizava os indícios de alguma manobra, finalmente veio a declaração pela qual o SIMUSB se mobilizou: a manutenção do IPE-Saúde.
Muito embora a declaração em tom ameno feita pelo Prefeito na mídia nesta quarta-feira, em nada lembra a forma desequilibrada e covarde com que no dia anterior insultou o Presidente do sindicato na ante-sala do seu gabinete. Mas como cada um age de acordo com sua educação, o prefeito, pressionado pela mobilização que se formava, recuou e para se defender acusou o Presidente do SIMUSB de mentiroso.
Se para defender os interesses de uma classe cuja confiança da representação foi a mim e aos demais diretores outorgada - através de 73% dos votos dos associados nas últimas eleições sindicais - for necessário esse insulto, que assim seja, mesmo porque a instituição que defendemos é bem maior que nós. A definição de mentir é não revelar, é ocultar, é esconder, é prometer e não cumprir, é agir à surdina. E é exatamente contra essas atitudes que nos insurgimos. É preferível pecar pelo excesso de zelo, a que pela omissão. Por isso, nossas atitudes são claras e transparentes. Fica aqui nosso repúdio pela forma de expressão do chefe do Executivo, que demonstrou mais uma vez total desequilíbrio quando contrariado em suas intenções.
Quanto aos benefícios na entrevista elencados cabe também lembrar a todos que nada mais é do que a obrigação do gestor público. De qualquer forma parabéns pelos recursos conseguidos!
Ainda assim, apesar de possíveis e merecidos méritos, não é necessário desqualificar os outros e suas ações para justificar erros cometidos.
Jorge Luiz Costa de Souza
Presidente do Sindicato dos Municipários de São Borja - SIMUSB







Ato Público dos docentes da Unipampa


SIMUSB apoia os professores e está na luta!

segunda-feira, 11 de junho de 2012

SIMUSB está atento na questão IPE Saúde!


Sindicato está atento à possibilidade do IPE Saúde ser trocado por outro plano de saúde para os servidores. Prefeito municipal já sinalizou várias vezes com a alternativa do ISAM Saúde (do qual é integrante do Conselho Fiscal) para ser o plano dos funcionários públicos do Município. Mudança se daria por decisão unilateral do Executivo, sem consulta aos servidores ou ao sindicato que os representa.

SIMUSB está atento a esta questão e publicará mais informações se houver qualquer avanço neste caso.
Haveria algum outro interesse nesta manobra de promover a troca de planos de saúde dos servidores no encerrar do mandato eletivo do atual prefeito?
Ainda não temos esta resposta. Mas não nos calaremos diante de qualquer tentativa de impor qualquer medida que não seja positiva e de absoluto interesse do servidor público municipal.

sábado, 2 de junho de 2012

SIMUSB na Campanha do Agasalho


O SIMUSB está coletando peças de vestuário, calçados e cobertores para a Campanha do Agasalho 2012. Há alguns dias uma caixa para coleta está colocada na sala de atendimento da sede do Sindicato, na Barão do Rio Branco, 2248.
As doações serão posteriormente encaminhadas às comunidades carentes do Município e segundo o presidente Jorge Souza a entidade sindical cumpre com sua função social ao promover a solidariedade entre os cidadãos. “O Simusb tem consciência da sua missão social e esta diretoria repete a coleta de agasalhos para distribuição aos mais carentes, a exemplo de anos anteriores. Uma entidade com quase mil associados pode fazer muito pelo bem comum, bastando para isso estar organizada e contar com a colaboração de seus membros”, declara Jorge Souza.
Participe da Campanha levando suas doações até a sede do Simusb e seja também um Municipário Solidário!